terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Homem em Queda - Don DeLillo


Don DeLillo, um dos mais conceituados romancistas norte-americanos contemporâneos, escreve nesta obra sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001. Mais concretamente, sobre as suas sequelas. O grau de espectacularidade com que foram realizados, e a destruição que infligiram, chocaram o mundo inteiro. Inculcaram no espírito colectivo um sentimento de terror de que nenhum lugar era seguro doravante. Todos vimos as imagens até à exaustão, e ouvimos análises intermináveis ao que sucedeu. Ouvimos até que fizesse, de alguma forma, sentido. Foi um marco, e nunca nada voltará a ser igual. Mas ficou para trás. Excepto para os residentes de Nova Iorque, que muito tempo após a solidariedade e comoção geradas se desvanecerem, continuaram a ter de enfrentar o dia seguinte com esta chaga ainda demasiado presente. É neste terreno que se move o livro. No que ficou irremediavelmente mudado e para quê.

O núcleo central de personagens é constituído por Keith, Lianne e o filho de ambos, Justin. Uma família que teve um novo fôlego graças ao trauma provocado pela tragédia, e que funciona como um microcosmos exemplificativo de diversos prismas da sociedade.

Keith, um dos sobrevivente das torres, lida com as recordações que vão progressivamente emergindo e procura recuperar um sentido para a sua existência. Embora o seu primeiro instinto seja procurar Lianne (de quem estava separado), cedo compreende que certos sentimentos são passíveis de compreensão apenas por quem passou por uma experiência similar. Acompanhamos a sua tentativa de descobrir se ainda existe um lugar no mundo que lhe proporcione alguma harmonia. Mantém um equilíbrio precário entre a sua realidade familiar e os fantasmas que não mais o abandonam. Todo o ódio, raiva e desespero que sente têm de ser extravasados de alguma forma, e é nos pequenos hábitos que Keith tenta encontrar forma de se reerguer, ou quanto mais não seja, de se anestesiar.

Lianne debate-se com o regresso de Keith, um Keith diferente. Assistimos ao dilema de uma reconciliação que pode ser um novo começo, mas também não passar de uma fuga para o conforto de uma vida conhecida que a poupe ao medo e angústia. As conversas com a sua mãe (cuja saúde se deteriora rapidamente), e o grupo de leitura para idosos que organiza, acabam por funcionar como um barómetro da sua sanidade. Tem a perspectiva de um nova-iorquino que não esteve fisicamente no Ground Zero, mas que nem por isso saiu incólume. Todos os habitantes da cidade perderam alguém. E todos perderam uma parte de si.

Justin e os seus amigos, ainda crianças, tentam assimilar o que sucedeu recorrendo à imaginação própria dessa idade. Ao efabularem os acontecimentos desse dia fatídico, acabam por criar um universo próprio, com o qual os pais têm dificuldade em comunicar. Somente o tempo lhes permite ir descobrindo a linguagem necessária para o fazer, e assim sarar o mal feito a mentes tão impressionáveis.

Embora numa escala mais reduzida, também mergulhamos na vida de um dos executantes do atentado. O seu comportamento no período que antecede esse derradeiro acto e as razões com que justificou perante si próprio a escolha que fez.

As circunstâncias do livro são utilizadas para uma metáfora do período subsequente. O poderio e visão da América sobre o mundo, e como este lhe devolve o olhar (sem nunca resvalar para um tom panfletário). A importância incontornável dos laços de família (mesmo os disfuncionais), para o ser humano. O lugar de Deus na nossa sociedade. E a inevitabilidade de seguir em frente, haja o que houver.

O final é muito bem conseguido, transmitindo uma sensação de círculo completo em que o 9/11 e o presente se encontram. Também a razão que dá origem ao título é um toque de inspiração.

O domínio narrativo e estilístico de DeLillo é praticamente perfeito. Mas embora seja essa a minha avaliação de um ponto de vista imparcial, a nível emotivo nunca estabeleci uma empatia forte o suficiente com a história. Cheguei a achá-la enfadonha em algumas partes. Simplesmente, nunca me preocupei o suficiente com as angústias das personagens. Ainda assim, é um livro que creio valer a pena conhecer.

Classificação: 7/10

Edição: 2007
Tradutor: Paulo Faria
Editor: Sextante
Páginas: 260

Sem comentários: