terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Noiva Russa

    Ao longo dos últimos dez anos que passei em Berlim já conheci vários casais alemães-russos e posso agora afirmar: se existe algum meio universal segundo o qual um homem consegue resolver de uma assentada todos os seus problemas, esse meio é a noiva russa. A tua vida é monótona? Estás desempregado? Tens complexos de inferioridade ou borbulhas? Arranja já uma noiva russa e em breve nem te reconhecerás ao espelho. Em primeiro lugar, o amor a uma russa é muito romântico, porque é preciso vencer incontáveis obstáculos para o receber. É necessário, por exemplo, apresentar aos serviços de imigração a declaração de rendimentos, para provar, afinal de contas, que se tem dinheiro para uma noiva russa. Caso contrário, a mulher não recebe autorização de estadia. Um conhecido meu que trabalha na BVG e que não ganhava, pelos vistos, dinheiro suficiente para poder casar com a namorada russa, escreveu dezenas de cartas ao chanceler Schröeder e ao ministro dos Negócios Estrangeiros a queixar-se. Foi uma luta dura, mas que acabou por valer a pena: agora, o homem não só tem a sua noiva como ainda ganhou um aumento.
    Para além deste, conheço bastantes outros alemães que, depois de longos períodos de desemprego e depressão, arranjaram emprego com uma rapidez incrível e chegaram até a fazer carreiras de sucesso só porque se apaixonaram por uma russa. Aliás, nem tinham alternativa, já que as noivas russas exigem muito, mas mesmo muito, de um noivo, para já não falar do dinheiro que custam. Não só querem elas próprias um aspecto formidável, como também insistem que o marido se vista sempre conforme o último grito da moda, pelo que o homem é obrigado constantemente a largar dinheiro para comprar coisas novas e caras.
    -Mas isso é mesmo necessário?-perguntam os homens ao princípio, mas logo acabam por se adaptar. Tudo tem de estar em ordem. Para a boda de casamento, a noiva russa quer um vestido branco, uma igreja, um funcionário do registo civil e, para o copo-de-água, um restaurante bom com o máximo de convidados possível. Depois, deseja entregar-se de alma e coração à vida familiar, mas ao mesmo tempo quer estudar qualquer coisa bonita. Canto numa escola privada, por exemplo. É muito popular entre as noivas russas. Só em Berlim conheço eu três mulheres que frequentam a escola de canto, e são bem caras, as aulas!
    A noiva russa  dá coragem a um homem, traz novo sentido à vida dele, protege-o dos inimigos, caso ele os tenha, e permanece sempre ao seu lado, mesmo quando ele faz asneira. Só que no trato diário com ela é preciso muita atenção! Ela necessita de cuidados especiais e é muito sensível.
    Um conflito com uma noiva russa não é coisa que se consiga resolver com um simples ramo de flores. A coisa é muito mais complicada. Se a situação chegar a um confronto aberto, então o melhor é fugir a sete pés. Quando zangada, a noiva russa é tão feroz como um tigre. Por todas estas razões, é importante que se conheça bem os fundamentos legais para a existência de uma noiva russa na Alemanha. A redacção russa da emissora SFB 4 "Rádio MultiKulti" debruça-se frequentemente sobre este tema no seu programa "Conselhos de um Jurista".
    "Casei recentemente com um jovem alemão e fui viver com ele", escreve por exemplo uma russa de Celle. "Agora, recebi uma autorização de estadia por três anos das autoridades alemãs. Se de repente acontecer alguma coisa ao meu marido, se morrer num acidente de viação, por exemplo, a minha autoridade de estadia poderá ser-me retirada ou não?"
    -Cara senhora de Celle - responde o jurista. -Neste caso, a sua autorização de residência não lhe será retirada, mas mesmo assim seria melhor se o seu marido vivesse ainda mais uns anitos.

Capítulo retirado de "Russendisko - Discoteca Russa" de Wladimir Kaminer (páginas 39 e 40)

Cavalo de Ferro (2005)

Sem comentários: