domingo, 21 de junho de 2009

Aquisições Junho (2)



"Tertúlia de Mentirosos - Contos Filosóficos do Mundo Inteiro" - Jean-Claude Carrière - Teorema - Janeiro 2000

"São contos, são filosóficos e vêm do mundo inteiro. São zen ou sufi, chineses ou judaicos, indianos ou africanos. São, também, europeus, americanos, contemporâneos. Engraçados, graves, ou as duas coisas ao mesmo tempo. São, por vezes, ambíguos, desconcertantes e, até, inquietantes. Parecem-se connosco."

"Diálogos com Agostinho da Silva - O Império Acabou. E Agora?"- Natália de Sousa - Casa das Letras - 6ª edição Maio 2006

"Nos anos de 1986 e 87, a jornalista Antónia de Sousa gravou uma série de conversas com o pensador Agostinho da Silva, "pautadas de reflexões mas também de muitos risos". São estas conversas, que até hoje permaneceram inéditas, que compõem o volume agora dado à estampa. Um livro indispensável, uma "leitura fascinante" de Portugal e dos portugueses, dos mitos fundadores da nacionalidade e da identidade nacional, às figuras e às obras de gente como o Pe. António Vieira ou o poeta Fernando Pessoa, que ajudaram a definir o país que somos e que sonhámos."

No caso do livro de Agostinho da Silva, o que posso dizer é que a forma como encarava o mundo foi o seu grande legado e merece genuinamente ser conhecida. Quem teve oportunidade de ver e ouvir alguma das entrevistas que deu, sabe como é difícil não ficar enfeitiçado de imediato.

1 comentário:

Joana d'Arc disse...

Pese embora não o tenha lido (li apenas algumas páginas na livraria) Tertúlia de Mentirosos pareceu-me um livro muito cativante.
Lemos uma pequena história e temos sempre curiosidade em ler mais uma!