segunda-feira, 13 de julho de 2009

Separadas à nascença

Hoje, apercebi-me como algumas capas da Ambar me fazem lembrar as da rejuvenescida Quetzal. O projecto gráfico da Quetzal Editores, bem como algumas das suas capas, é da responsabilidade da RPVP Designers. Não sei se entre essas se contam as que me transmitiram esta impressão. Não é que sejam iguais, mas o conceito visual das mesmas provoca-me uma sensação de déjà vu.

Um mero exemplo:




Estarei a imaginar coisas?

Adenda de correcção: Inicialmente, tinha indicado o actual responsável editorial da Quetzal, Francisco José Viegas, como tendo ocupado anteriormente o mesmo cargo na Ambar. Na realidade, estava a pensar em Nelson de Matos. Obrigado ao Rui Azeredo, do Porta-livros, pela chamada de atenção. E que me sirva de lição. Agora está explicada a minha dificuldade em encontrar confirmação do facto. Espero não voltar a cometer este tipo de lapso novamente. Independentemente da convicção que pense ter em certa realidade.

4 comentários:

Rui Azeredo disse...

De certeza que o FJV esteve na Ambar? Lembro-me do Nelson de Matos e do João Gonçalves (Sextante)

Gomes disse...

Bom noite Rui Azeredo

Tem razão. Fui procurar a entrevista onde tinha lido essa informação, e era em Nelson de Matos que estava a pensar. Estava de tal forma convencido, que publiquei o post mesmo antes de encontrar a confirmação. Shame on me :(
Obrigado pela correcção. Vou rectificar de imediato, e assim poupar-me ao embaraço.

Senhor Palomar disse...

Foi João Rodrigues quem esteve na Ambar. O João Gonçalves é ex-oficina do Livro, actual administrador do direct group.

E não encontro semelhança possível nos projectos gráficos...

Gomes disse...

Senhor Palomar
Obrigado pela informação e pela opinião.

Cumprimentos
Gomes