quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cavalo de Ferro, Quo Vadis?


Não se tem ouvido falar da Cavalo de Ferro. Ainda recentemente, a Pó dos Livros dava-nos conta de como tem sido difícil encomendar os seus livros. Será resultado dos seus problemas económicas, para os quais a falhada compra pela Fundação Agostinho Fernandes parecia ser a resposta? Enquanto escrevo este post, entro no seu site, que se tem mantido inerte. Mas não hoje. Site recentemente alterado, que para além de anunciar o reinício da distribuição, nos informa que "muito em breve a Cavalo de Ferro estará de volta com novidades e muitas surpresas. (...) Queremos construir consigo uma editora melhor do que nunca."Boas notícias. Podem contar com a minha singela contribuição. Aliás, a sua banca foi a minha desgraça na Feira do Livro de Lisboa deste ano.

A Cavalo de Ferro tem um catálogo de muita qualidade, em que presta uma particular atenção a literatura proveniente do norte e leste europeu, distinguindo-se nesse campo do restante panorama editorial nacional. Espero que consiga sobreviver a estes tempos mais conturbados que tem atravessado. Se o critério de qualidade literária bastasse, sobreviveria de certeza. Mas as editoras são também um negócio.

P.S. - Será que vai finalmente ver a luz do dia o livro "Volta ao Dia em Oitenta Mundos" de Julio Cortázar, previsto desde Abril?

Sem comentários: