terça-feira, 7 de julho de 2009

2666 de Bolaño - Para quando a publicação em Portugal?



De todos os livros que li este ano, apenas um caracterizaria como obra-prima: "Os Detectives Selvagens" de Roberto Bolaño. A expressão "primeiro estranha-se, depois entranha-se", descreve na perfeição o sentimento que mergulhar neste livro me provocou. Existe uma componente obsessiva no mesmo, que faz com que o impacto da sua leitura em nós aumente quanto mais o tempo passa. Talvez ainda coloque em palavras a minha opinião do mesmo. Mas por ora, limito-me a deixar o link para a crítica do Bibliotecário de Babel.

Para os conhecedores da obra de Bolaño, o seu expoente máximo é o romance "2666" (cerca de 1000 páginas), publicado postumamente. Encontrei um "primeiro rascunho sobre 2666" no Absurdo, que me abriu ainda mais o apetite. Esperemos que a Teorema (ou outra editora com perspicaz sentido comercial e artístico), não demore muito a editá-lo em Portugal. Quanto a mim, há uma edição inglesa que ando a namorar no Bookdepository (abençoados portes gratuitos), que palpita-me ainda vem cá parar a casa. Para os interessados, fica a advertência de que exactamente a mesma edição na FNAC (importada), é cerca de 10€ mais cara. Quem avisa amigo é.

Sem comentários: