terça-feira, 21 de julho de 2009

O Deus da Matança

No domingo, fui ver a peça "O Deus da Matança" no Teatro Aberto em Lisboa. Uma 1h20 que passa a correr, e nos garante umas boas gargalhadas. Os actores estão todos exemplares nos seus papéis. A destacar alguém seria Sérgio Praia, actor que não conhecia. A peça está em cena até ao próximo domingo.

O Deus da Matança

Autora: Yasmina Reza
Versão: João Lourenço | Vera San Payo de Lemos
Dramaturgia: Vera San Payo de Lemos

Cenário: António Casimiro
Figurinos: Maria Gonzaga
Luz: Melim Teixeira

Encenação: João Lourenço

Interpretação: Joana Seixas; Paulo Pires; Sérgio Praia; Sofia de Portugal


Dois rapazes andaram à pancada depois da escola e um deles partiu dois dentes ao outro. Os pais encontram-se para falar sobre o incidente, mas, quando o começam a discutir a fundo, a situação torna-se cada vez mais tensa. Pequenas insinuações passam a ofensas verbais e físicas. E é assim que uma tarde entre pessoas civilizadas acaba de maneira inesperadamente pouco civilizada. A autora francesa Yasmina Reza analisa aqui o universo da família e as discrepâncias entre o ser e o parecer, com a mistura de leveza e seriedade, humor e crítica social que lhe é característica.


Num texto de 2006 que está a fazer sucesso por toda a Europa e Estados Unidos. O Novo Grupo – Teatro Aberto continua, com este espectáculo, a investir na dramaturgia contemporânea e na reflexão social.

Sem comentários: