domingo, 5 de julho de 2009

Paulo Coelho II

Será que a Veronika decidiu morrer porque a obrigaram a ler a obra completa do senhor? É que só de ler "O Alquimista", já tive vontade de pegar no cajado do protagonista e desatar a distribuir bordoada a torto e a direito. Não me convenceu. Parece-me a estrutura narrativa de uma parábola bíblica, cruzada com um livro de auto-ajuda. Na onda daqueles livrinhos que os jeovás nos impingiam. E a mim não ajudou. Mas gostos são gostos. E a verdade, é que se trata de um livro que potencia ao máximo os valores que os leitores nele queiram projectar. Sejam eles quais forem.

Adenda politicamente correcta, mas ainda assim verdadeira: não tenho nenhum problema com a fé Jeová, ou com a maioria das religiões disponíveis no mercado. Nunca reagi foi bem ao marketing agressivo.

2 comentários:

deep disse...

Tenho exactamente a mesma opinião e a mesma reacção so senhor e ao que ele escreve. Também li apenas o Alquimista, há alguns anos, e bastou para que o considerasse um vendedor de banha- da- cobra. Felizmente, li-o emprestado.

Depois de ter lido o livro, dei com uma história semelhante em A Tertúlia de Mentirosos, uma recolha de pequenas histórias do mundo inteiro.

Boa tarde.

Gomes disse...

Olá Deep.
Obrigado pelo comentário.
Tem graça, comprei esse mesmo livro, "Tertúlia de Mentirosos", o mês passado. Já sei que mais dia menos dia, vou tropeçar na versão original da história. Espero que seja bem melhor.

Cumprimentos :)