segunda-feira, 2 de novembro de 2009

As Dez Figuras Negras - Agatha Christie



    "As Dez Figuras Negras" ("Ten Little Niggers" ou "Then there were none" no original) é o romance mais vendido de sempre de Agatha Christie. Um conjunto de dez pessoas, aparentemente sem qualquer ligação entre si, são atraídas a uma ilha sob falsos pretextos. Todos os preparativos foram feitos para os acomodar, mas também isolar. Não há maneira de comunicar para fora da ilha, não existem quaisquer embarcações que possam usar, e não se sabe quando alguém virá. Descobrem que o misterioso anfitrião ausente que tudo orquestrou, é uma só pessoa, cuja identidade desconhecem. Todos são acusados de terem cometido crimes pelos quais não foram condenados pela justiça. Crimes pelos quais serão agora punidos. É nesse momento que as primeiras mortes acontecem.

    O primeiro instinto de todos é procurar o assassino escondido na ilha, mas cedo se apercebem de que  este pode muito bem ser um dos presentes. Para conseguir manter o suspense, a autora distribui equitativamente pelas personagens a informação que desvenda. É-nos dado um vislumbre do passado de cada um, sobretudo as circunstâncias dos acontecimentos que justificam a sua presença na ilha. É através destas pistas que vamos formando uma opinião sobre o carácter de cada um e a sua possível culpabilidade. Não existe um vilão ou um herói definidos na história. A velocidade a que as mortes se sucedem imprime um ritmo vertiginoso ao livro. Ainda assim, a autora consegue manter o suspense até à última página, tanto acerca do responsável pelas mortes, como dos detalhes e razões por detrás do seu plano.

    Não fiquei mais impressionado pelo livro porque já conhecia diversas adaptações da história em formato televisivo (algumas das quais lamentáveis), facto que lhe retirou parte do impacto. Mas isso não é culpa da autora, que ao escrevê-lo em 1939 criou algo genuinamente inovador.

Classificação: 7/10

Porque os livros são como as cerejas: "O Mistério do Quarto Amarelo" de Gaston Leroux

Capa da edição original, 1939

Ten little Soldier boys went out to dine;
One choked his little self and then there were nine.
Nine little Soldier boys sat up very late;
One overslept himself and then there were eight.
Eight little Soldier boys traveling in Devon;
One said he'd stay there and then there were seven.
Seven little Soldier boys chopping up sticks;
One chopped himself in halves and then there were six.
Six little Soldier boys playing with a hive;
A bumblebee stung one and then there were five.
Five little Soldier boys going in for law;
One got in Chancery and then there were four.
Four little Soldier boys going out to sea;
A red herring swallowed one and then there were three.
Three little Soldier boys walking in the zoo;
A big bear hugged one and then there were two.
Two Little Soldier boys sitting in the sun;
One got frizzled up and then there was one.
One little Soldier boy left all alone;
He went out and hanged himself and then there were none.

Sem comentários: