Miguel Relvas já havia confidenciado ao público como a sua vida é norteada pela busca incessante de conhecimento, mas neste livro escrito na primeira pessoa, podemos conhecer de perto os pormenores do percurso deste auto-didacta, que não capitulou perante os preconceitos sociais educativos, e alcançou um estatuto de referência intelectual do nosso país, inclusive, alcançando num ano, o que outros levaram anos.
A sua influência sobre Pedro Passos Coelho em matérias de Educação e Formação foi fulcral para o elevar da sua qualidade nos tempos mais recentes, como se viu em matérias tão sensíveis como o desmantelar do programa Novas Oportunidades, que certificava a ignorância num patamar tal, que se encontrava para além dos efeitos de qualquer medida que não a eutanásia. E permite-nos testemunhar a fibra de um homem corajoso, que resistiu a algumas das mais abjectas e vis tentativas de assassinato de carácter vistas no nosso país, como o cartaz "Vai estudar Relvas", presente desde os Jogos Olímpicos aos touros de morte de Barrancos. Uma verdadeira lição de vida, ministrada por um verdadeiro arquétipo de sabedoria.
Este será o próximo volume da colecção Grandes Pensadores da Quetzal, a qual reúne já algumas das grandes mentes da nossa geração, como Pedro Passos Coelho, António José Seguro, António Costa, António Marinho e Elsa Raposo.